Tecnologia - Qualidade de Vida no Ambiente Laboral

17:12


Com o passar do tempo, a Administração evoluiu as suas teorias da mesma forma que as outras ciências. Apesar de recente, tivemos grandes quebras de paradigma sobre a melhor forma de fazer com que os empregados atinjam os objetivos organizacionais de forma mais eficiente. Para isso as empresas precisam estar atentas tanto aos aspectos materiais, como aos aspectos humanos, pois os dois aspectos são fundamentais para a empresa, com os primeiros abrangendo a estrutura física, e o outro, as pessoas. Quanto ao último, acredita-se que a motivação é um fator primordial do aspecto humano, e que a qualidade de vida, ou aspectos higiênicos (ambientais) influi diretamente na motivação dos trabalhadores.


Abaixo, minhas sugestões de melhoria para o local de trabalho, alguns radicais para o atual paradigma do "trabalhador 8h00 às 17h00".

- Rodízio de funções - para os funcionários e setores com atividades altamente repetitivas e entediantes, como rotinas de protocolo, processos administrativos (setor público), e atividades burocráticas em geral;

- Horário e opções de lazer dentro da empresa - para os funcionários que trabalham em atividades altamente estressantes e que requerem atenção constante, como o setor financeiro, linha de produção, compras, etc.

- Flexibilidade nos itens de vestuário: excetuando os funcionários que atendem o público da empresa (clientes e fornecedores) a empresa deveria dar uma grande liberdade para a vestimenta de seus funcionários, estimulando-os a ficarem mais confortáveis em seu ambiente de trabalho. Bermudas e chinelos para homens em climas quentes, ou suéteres em climas frios.

- Decoração aconchegante - Já falei sobre o uso de símbolos neste post aqui, mas vale reforçar que o  uso de imagens e de itens que tragam lembranças agradáveis é um grande potencializador para o ser humano. Tapetes, móveis, estantes, piso de madeira, quadros, etc. se bem harmonizados podem traduzir o intento da gestão e empolgar os funcionários de maneira surpreendente.


- Confraternização - O entrosamento entre os funcionários deve iniciar desde a contratação. È papel do Departamento de Pessoal recrutar pessoas com afinidades e  características pessoais únicas, e não buscar apenas experiência profissional e capacitação no momento da contratação. Uma pessoa com características como carisma e facilidade matemática pode vir a aprender rapidamente sobre as rotinas financeiras, o que não se pode dizer de uma pessoa com experiência financeira mas com baixo grau de carisma ou com dificuldades para operações matemáticas.

O ponto é, características pessoais e habilidades deveriam contar mais do que conhecimento e experiência em uma rotina administrativa. Com isso em mente, é fácil montar um time com desejos e motivações próximos o suficiente para se alcançar sinergia e sincronicidade no alcance de metas, organizando confraternizações diárias (seja cafés-da-manhã organizados por um funcionário por dia da semana por conta da gerência (um café da manhã para 10 pessoas não sai mais do que R$50,00, e é um ótimo investimento da empresa com o seu pessoal). Brincadeiras, festas comemorativas e premiações especiais demonstrando conhecimento do indivíduo premiado contam bastante para o sentimento de acolhimento e de pertencimento à organização.

Adendo: Todas essas sugestões aplicam-se principalmente para o setor administrativo, de pesquisa e desenvolvimento e de ciência e tecnologia, não aplicando-se quase nada no setor que requer atividade física intensa, trabalhos com equipamentos, logística operacional, construção civil, etc. Isso não é motivo para desanimar e dar descrédito para a evolução do sistema motivacional, pois todas essas atividades operacionais já deveriam ter sido substituídas por máquinas, de qualquer forma.

Alexandre Vieira

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