Recomendação de Filmes: Comédias Dramáticas

22:17




Segue minhas recomendações de filmes para qualquer pessoa que queira variar um pouco de sua dieta blockbuster-esca. Esses filmes figuram na minha lista de melhores experiências cinematográficas, pois todos eles evocam um poderoso sentimento, seja de melancolia, alegria, gratidão ou euforia.





Blue Valentine

Esse filme é do estilo que mais gosto, que costumo descrever da seguinte forma: filme-que-não-tem-nada-em-especial-pois-trata-de-situações-comuns-mas-por-isso-mesmo-vale-a-pena-ver. O filme mostra de forma emocionalmente detalhista a relação de um casal após se casarem, com flashbacks de seu passado em contrapartida. Uma experiência única é descobrir como eles chegaram naquele ponto, e entender as motivações de cada personagem. Destaque para o nome irônico do filme ;)



Frances HA

Excelente filme com a belíssima Greta Gerwing. A protagonista, professora de dança, encontra-se em um período de mudanças radicais na sua vida, pois a sua melhor amiga, com quem divide o apartamento, irá se mudar.
As oscilações no tom da narrativa são o que mais encantam ao assistir, pois retrata de forma realista os diversos humores que passamos.
Um filme sobre amizade e que demonstra que no fundo, estamos sozinhos, ou melhor, todos nós temos interesses que podem não corresponder com os interesses dos outros (não é essa uma das causas do sofrimento?).

Paris

Primeiro filme francês da lista, e este foi o que me fez ser o apaixonado por filmes parisienses hoje em dia :) . As diversas estórias contadas no decorrer do longa de comédia dramática tem como ótica principal a de um jovem que foi diagnosticado com câncer em estado terminal. Mas esse é apenas um pretexto para apresentar a cidade, com seus diversos personagens e suas ainda mais diversas motivações. O filme em si é uma ótima oportunidade para exercitarmos nossa empatia, pois apesar de não concordarmos com algumas ações, podemos entender as razões dos personagens.

Her

O que aconteceria se as pessoas se apaixonassem por suas máquinas com Inteligências Artificiais, e essas últimas compreendessem esse sentimento humano e emulassem uma reciprocidade? Esse filme mostra a fragilidade emocional humana de forma recortada, possibilitando um exercício de empatia único, afinal, são máquinas que entendem e atendem as necessidades emotivas dos humanos.
Após assisti-lo, leia a minha resenha publicada aqui.

Cracks

Filme com a belíssima e talentosa Eva Green. Um drama muito bem conduzido, conta a trajetória de uma professora que de um colégio interno tradicional, e que cativa suas alunas com suas vivências e jeito de ver o mundo, a la Sociedade dos Poetas Mortos. O toque especial fica por conta dos aspectos sensuais (arquétipo ilha Lesbos) implícitos no longa.



Womb

Um drama em um universo de ficção científica. A protagonista interpretada por Eva Green (<3) após perder o seu amor de infância em um acidente, resolve cloná-lo e ela mesma ser a barriga de aluguel. Altamente recomendado, pois o clima de suspense ao longo do filme é asfixiante ;)




Happy, thank you, more, please

Um filme que conta diversas pequenas estórias que se entrelaçam de alguma forma. O destaque fica por conta das particularidades dos personagens e um tema em comum: todos querem "se consertar". Um filme sobre decisões e reflexões distorcidas que todos temos de nós mesmos.
Após assisti-lo, leia a minha resenha publicada aqui.




Beginners

Mais um filme com a Melánie Laurent, sobre as causalidades da vida, comuns a todas as pessoas. Conta a estória de Oliver (interpretado por Ewan mcGregor) um jovem passando por grandes mudanças na sua vida: Seu pai sai do armário e se declara homossexual após a morte de sua esposa, com quem passou décadas casado e, logo em seguida, descobre que está com câncer em estado terminal. O filme é contado em flashbacks, com Oliver lembrando os momentos que passou com o seu pai, e no presente um início de relacionamento e suas reflexões sobre a própria vida. Altamente recomendado! 



Trainspotting

Filme que mostra de forma bem crível o universo das drogas pesadas, com um leve toque de humor negro. O exercício de empatia proposto por esse filme é altíssimo, afinal, não é fácil  a vida de um viciado. Recomendado para aqueles que gostam de um drama, dar risadas na cara do absurdo e aprender um pouco de malandragem (no bom sentido).


Por ora essa lista acaba por aqui, mas conforme eu for conhecendo novos filmes, atualizarei-a. Lembrando que a proposta é apresentar filmes que fogem um pouco do mainstream (lado Hipster atacando tsc tsc).

Na próxima lista de recomendações, thrillers de alta qualidade de direção e com roteiros selo mind-blowing.

0 comentários

Artigos Populares