6 Filmes Perturbadores

12:02






Segue uma pequena lista de filmes que considero no mínimo desconcertantes, pois mostram-se com um alto nível de realismo, facilitando a identificação do público com os personagens. Pior do que o medo causado pelos sustos dos filmes de suspense e horror, é a inquietação e a pertubação causada ao percebermos o contexto na qual o personagem que simpatizamos está inserido. Filmes como A Pele que Habito e Carrie (o filme original...) se enquadram nessa categoria de filmes





Requiem for a Dream

Um filme que mostra que nenhum sonho vale a pena ser vivido se tivermos que vender a alma para consegui-lo. Requiem for a Dream conta a estória de quatro pessoas induzidas por suas drogas, suas percepções do mundo e como são percebidos. O filme foi construído de forma que podemos prever o que irá acontecer em seguida com os personagens, revelando um mudo cruel ao corresponder com as previsões de causa e efeito imaginadas.





Dirty Pretty Things

Conta a estória de um imigrante Nigerino chamado Okwe sobrevivendo ao implacável destino para os que vivem ilegalmente em Londres. Conta também com a participação da amável Audrey Tautou (Amélie) interpretando Senay, uma imigrante Turca que sofre ainda mais por ser mulher. Um filme comovente e revoltante, pois apesar de ser situado na europa, não é difícil de imaginar esse cenário em qualquer outra grande metrópole.




Enemy

O Homem Duplicado, em português, é um filme denso e nebuloso. Conta a estória de um professor, Adam, que descobre a existência de um ator de aparência idêntica à sua. Adam torna-se obcecado em conhecer sua contra-parte, que vive com sua esposa grávida. O filme tem um clima de paranoia bem intenso, e o final é no mínimo surpreendente.




Miss Violence

Filme grego que conta a estória de uma família problemática . O filme é dirigido da forma "mostrar, e não contar". Nada é explícito, deixando o espectador descobrir as causas que levaram ao suicídio mostrado no início do filme. Um filme que desperta o sentimento de revolta e reflexão, ao pensarmos sobre o mal gerado pela omissão, e que pode estar presente no próprio cotidiano.


Se7en

Dois detetives perseguem um assassino serial que usa os sete pecados capitais como seu modus operandi. Morgan freeman e Brad Pitt, precisa dizer mais?
Mais do que uma estória de polícia e ladrão, Se7en nos fazem ver a forma que vivem os policiais e a angústia que é sair de casa todos os dias e não saber se vai voltar, até a culpa atormentadora de não resolver um caso. Final interessante, pois pode-se entender perfeitamente o sentimento de revolta.




Hard Candy

Atuação brilhante da protagonista, interpretada pela Ellen Page. O filme conta a estória de uma garota de 11 anos que busca vingança de sua colega abusada por um pedófilo. O mais interessante ao assistir o longa é a tensão a todo momento, colocando o espectador em uma situação de ambiguidade moral, torcemos pela criança mas sabemos que ela está errada. Pior ainda é se nos apiedarmos do adulto, considerando a situação da protagonista ser pega, afinal "ela que procurou".

0 comentários

Artigos Populares